"Perdi-me dentro de mim Porque eu era labirinto E hoje, quando me sinto, É com saudades de mim."

domingo, 19 de junho de 2011

QUEBRAR PROMESSAS

Ontem me quebraram uma promessa.




Prometer é algo muito sério, etmilógicamente podemos fazer a seguinte asserção:

Eu prometo - esta palavra é formada por pro- mais mittere, “mandar, enviar”. prometer, no início, queria dizer apenas “enviar adiante, mandar à frente” mas, através da acepção de “dizer antes, prever”, passou a “levar a esperar”, que é o resultado de uma promessa.

Portanto, quem promete leva a esperança.



Entretanto, além da licença poética, que de fato traz o sentido acima encontrei algo que me encantou, prometer é algo que depende de esforço, compromisso, trabalho, por fim, de tudo que demande maior esforço e vontade do próprio prometedor. Veja abaixo:

Promesa, sin embargo, según el origen del término, constituye un ánimo, una tendencia, un esfuerzo para cumplir algo que no existe, pero que se cumplirá con mi tesón, con mi esfuerzo y con mi labor.
De otra manera, no se puede prometer lo que no depende de uno. "te prometo que el hombre irá a Marte" no es posible decirlo (según el significado tradicional del término) porque yo solo puedo prometer lo que yo haré, no lo que en manos de otro quede.

Portanto, só quem promete pode cumprir, e sómente eu posso prometer o que fazer ou não, ninguém poderá fazê-lo por mim.



No sentido anterior é enviar adiante, e depois levar a esperar, ou mais ainda, levar a esperança...e quem quebra uma promessa  não leva nada adiante, fica onde esta, não leva a esperar nada, fica vivendo sem emtas, ao léu. E mata a esperança, para mim, o maior pecado contra si, matar a esperança é matar a vontade de viver e do outro se encantar, esperar, surpreender-se...por fim, esperar que o prazer venha.



Ainda tenho esperanças, ainda prometo e ainda cumpro, que pena aos que quebram promessas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário