"Perdi-me dentro de mim Porque eu era labirinto E hoje, quando me sinto, É com saudades de mim."

terça-feira, 1 de junho de 2010

Sabotagem: abram as mentes!

Hoje, depois de uma prova, fácil, singela, fiquei pensando o porque dos meus alunos (alguns deles) se sabotarem tanto, acharem que o fácil é melhor. É uma pena, não se dão conta quero avaliar o que aprenderam porém, a aprendizagem é mais do que ser avaliado na Universidade, na Faculdade.
Aprender e crescer rumo a humanização, quanto mais se sabe mais humano se é. A gente aprende dissolve dúvidas e cria outras, conhecer é sempre perceber que mais e mais vem.
Crescer é acumular conhecimento, não só o acadêmico, claro, mas se queremos ser cientistas das diversas áreas que fazemos parte precisamos ir além do senso comum. Só assim o cotidiano deixa de ser o comum e pode ser o mais que comum, o critico, o melhorado.
Uma aluna me perguntou se fico triste ao dar notas baixas:
Fico! Fico me achando péssimo professor, incompetente.
Obviamente que a responsabilidade não é só minha no proceso ensino-aprendizagem somos co-responsáveis, mas fico pensando: O que eu deixei de fazer? O que mais eu poderia ter feito para o desenvolvimento destes? O que dizer de duas aulas sobre um texto de três páginas, teórica, dinamizada, lida...e mesmo assim notas baixas. Sou eu que estou aquém, ou são eles que não conseguem ir além?
Ser professor é mediar o indivíduo sair do real para o que ele pode "vir a ser"...e, sinceramente, quero cada vez mais ver meus alunos humanizados, desalienados, criticos...e felizes.
Parem de se sabotar, meu alunos, vejam além das possibilidades, partam do que já possuem para o sonho de ser sempre melhor, de crescer o que puderem...rumo o desenvolvimento enquanto pessoa e enquanto sociedade para a contribuição de um mundo melhor! ABRAM SUAS MENTES!

Nenhum comentário:

Postar um comentário