"Perdi-me dentro de mim Porque eu era labirinto E hoje, quando me sinto, É com saudades de mim."

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Mentir

 Texto de Ederson Ribeiro Costa
Quando se fala para uma criança que não se pode mentir de jeito nenhum, erramos.
A  mentira é uma forma de defesa, claro que se deve ensinar que mentir não é correto, mas nem toda a mentira é ruim.
Se chega um estranho no portão e a criança esta em casa só não pode dizer que esta só, esta mentindo, mas para proteger-se.
Nós, psicólogos, sempre temos que analisar o que há de "comum" neste processo, e o que há de "incomum" também.
E quando se mente sem ser pra se proteger? Quando  mentira é algo que gera prazer ou evita a dor mas provoca muito mais danos a outrem?
Mentir é uma arma de proteção e destruição. Quando  a verdade dói mas se lida com ela ela é instrumento para o crescimento. Quando a mentira aparece e cresce e cresce e parece, magoa, dóis, gera culpa, remorso, desconfiança e muita, mas muita perda.
Mentir apra mim, só se for funcional. Mentir sobre o que se snente chama-se falta de respeito, crueldade, maldade.
Já experimentei as duas forma de mentira nas duas especificidades de mentidor e mentido, não me façam passar por mais nenhuma destas coisas, por favor!

Um comentário: