"Perdi-me dentro de mim Porque eu era labirinto E hoje, quando me sinto, É com saudades de mim."

sábado, 26 de junho de 2010

Sobre Eros e Psiquê

Fiquei alguns dias, poucos é verdade, sem postar. Creio que estava contemplando a minha princesa interna dormindo...
Estou fazendo um orkut novo pra meus alunos, tem uma função importante, aproximá-los (alguns nem se conhecem, cursos diferentes, faculdades diferentes, estados diferentes) e que eu possa falar coisas que são somente para eles, além de protegê-los de alguns contatos inconvenientes que fazem (ou fizeram) parte da minha vida, mas que eu não creio que deva fazer parte da deles.
Falar sobre isso me remeteu ao quanto sou protetor, cuidador, e ser assim é algo terrível, remete ao controle, sou, portanto controlador?
Existem pessoas que na hora pulam (susto, revolta, ou sei lá o que mais), não querem ou não sabem ser cuidados ou controlados (se é que é o caso)...estou precisando contemplar a princesa interna novamente para resolver este enigma, há cuidado sem controle?
Se há, quero saber qual pratico...dentro e fora de mim!

Um comentário:

  1. O controle é pra quem conhece a realidade a ser controlada, tanto de fora como de dentro. Por isso, o "controlador" é o responsável pelo bom funcionamento daquilo que entra e pelo que sai, mas tenho certeza que isso vc já sabe...
    O diferencial, o "como", vem pelos sentidos. Um deles é ter a sensibilidade de q aquilo não é vc, e q as pessoas não te pertecem.
    O "controlador" é um facilitador. Ele é ao mesmo tempo via e viajante, anfitrião da festa e aniversariante, sustentando-se em fino fio para mostrar aos outros q com vontade e dedicação td (até o pior) pode ser feito com excelência... claro, pra q não haja necessidade de voltar e ter de fazer tuuuuuuuuuuudo de novo...
    Quem cuida, cuida do processo, ou seja, no incentivo do outro, mas o outro decide se segue ou não. E ainda assim continua sendo cuidado.
    Acaba caindo na diferença entre líder e chefe, né? Mas prefiro usar poder vertical (chefe) e poder horizontal (organizador/líder).
    É difícil? Dificílimo... Qtas pessoas q vc vê conseguindo fazer isso? Mas, acredite, é possível, é desafiador, e por isso mesmo vale a pena, mesmo com todas as dores que isso costuma trazer.
    Te desejo mta paciência, e q a tua humildade se faça presente.

    ResponderExcluir